sábado, 3 de janeiro de 2009

Francelos (Obra A: Manutenção)



Argyranthemum frutescens

Da família das compostas, este arbusto é originário das Canárias e da ilha da Madeira. Ideal para constituir maciços e bordaduras, floresce praticamente todo o ano em climas temperados necessitando de solo bem drenado, fértil ou moderadamente fértil. Com a experiência da plantação em Francelos tem-se verificado que se trata de plantas de dias curtos. Isto é, a rebentação e a floração dá-se a partir de finais do Verão início do Outono.

A poda pode ser realizada em finais de inverno ou inicio da primavera removendo as cabeças florais juntamente com 3 a 4 cm das hastes.No entanto, tenho verificado que têm tendência a lenheficar e tornam-se vigorosos rapidamente e sendo assim è aconselhável podar com mais frequência para manter o crescimento saudável e um porte equilibrado.

Se for realizada apenas uma poda anual esta será mais severa e o arbusto demora alguns meses a recuperar a floração.

Outra forma de "poda" é remover os botões apicais, o que faz com que surjam flores mais pequenas mas em maior quantidade e ao mesmo tempo consegue-se um arbusto mais compacto.

A propagação faz-se por estacas herbáceas( retirando-lhes os botões) realizadas da primavera até ao outono.

Junto aos pés de árvores de fruto em espaldeira, citrinos, cerejeiras, ameixeiras, macieiras, pereiras, pessegueiros... e afastados destes cerca de 1 metro, constitui-se uma bordadura de Argyranthemum, acompanhados por Leucanthemum, Chrysanthemum e Euryops.Quando se encontram em flor o efeito é maravilhoso, quebram a monotonia, em termos estéticos, que seria uma fileira de árvores quando após a queda das folhas. Atraem uma grande quantidade de insectos úteis e beneficiam das adubações das árvores de fruto.