quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Francelos (Obra B: aromáticas e condimentares)

OOOooojjortos de peso ( dois lindos e enormes cães) que adoram fazer plantações a ritmos acelerados, obrigou-nos a fazer mudanças!
Após as plantações, rapidamente se obtiveram, uma colheita de estragão e outra de erva-peixeira.Apenas uma colheita! Porque o desenvolvimento da salvia foi tal que impediu o crescimento posterior, apesar do compasso de plantação!
A segurelha (Satureja montana) , plantada nas floreiras, tanto pode ser plantada no jardim com em vaso, é uma vivaz, muito rústica e resistente ao frio, que necessita de solo bem drenado e moderadamente fértil.Tem um aroma intenso e um sabor levemente picante, serve para condimentar pratos de carne, leguminosas, omeletes, batatas, legumes, sopa e peixe.
Como propriedades medicinais; a infusão pode ser usada contra infecções da boca.
A manjerona (Origanum majorana) é perene e extremamente ornamental, tem sabor picante, dá-se em solos férteis e necessita de locais quentes e protegidos.È das ervas mais utilizadas nas misturas que se vendem no mercado e as folhas secas ou frescas são utilizadas em receitas que envolvam carne.
A infusão è ligeiramente sedativa e tem propriedades que ajudam a combater bronquites, gripes e constipações.
O cebolinho (Allium schoenoprasum), plantado nas floreiras, em zonas mais frias tem comportamento vivaz, necessita de solo húmido e rico.Deve ser podado para que se renove e a divisão pode ser realizada na primavera e no outono.
Muito utilizada em saladas (incluindo as flores) e sopas.
No jardim e na horta pode ser usada em consociação.Entre as roseiras a sua presença inibe o aparecimento da mancha negra e posso confirma-lo, uma vez que já o utilizei.
Na horta obtemos bons resultados nas culturas do tomateiro, alface, aipo e cenoura se junto a elas plantarmos cebolinho.
A hortela-pimenta (Mentha piperita) como todas as mentas é vivaz.Prefere locais de meia-sombra, solo húmido e rico em matéria orgânica.Plantada no jardim ou em vaso, é útil que esteja sempre por perto para curar ressacas e indigestões, além de que o mentol tem efeitos calmantes.A infusão tem também efeitos carminativos e ajuda a eliminar lombrigas e parasitas do sistema digestivo.
Na cozinha condimenta pratos de carne, batatas e serve para aromatizar manteiga.Nas sobremesas podemos adicioná-la a mousse de chocolate e saladas de fruta.No verão pode ser uma das bebidas mais refrescantes!
A menta pode ser utilizada com os mais diversos fins, nomeadamente como biopesticida.A infusão de 100 grs de planta fresca num litro de água pode ser aspergida sobre instalações de animais, para repelir pulgas, carraças e ratos.Pulverizada sobre as plantas tem efeito repulsivo sobre os pulgões.