terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Salgueiros B (Plantas resistentes à seca)

Phyloteca myoporoides (Eriostemon myoporoides),ainda um pequeno arbusto

A bordadura é constituída por Leptospermum nos topos, Abélia, Hebe, Alfazemas, roseiras trepadeiras, Hibiscus, Callistemon, Photinia e os mais recentes, dois Eriostemon.
Phylotheca myoporoides (Eriostemon myoporoides) é um arbusto nativo da Austrália e pertencente à família dos limoeiros, as rutáceas.As pequenas folhas têm um doce aroma a limão e entre elas surgem inúmeras florzinhas brancas criando um belo contraste. De crescimento rápido, este arbusto que pode atingir 1.5 m de altura, é excelente como planta de corte e possui um longo período de floração, que pode ir desde o Verão até ao Inverno , embora os melhores meses sejam os de Outubro, Novembro e Dezembro.Dá-se em solos húmidos ou secos e uma vez estabelecidos são resistentes à seca.Reage muito bem à poda, quer seja ligeira ou severa.De preferência podas leves após a floração.



Lavandula angustifolia

Com o objectivo de preencher espaços entre os arbustos já existentes, entre os quais alfazemas, escolhi a Photinia fraseri "Red Robin" e o Callistemon citrinus. O Callistemon, que conhecemos por "limpa garrafas" é originário da Austrália. Tolera meia-sombra mas prefere locais soalheiros, com solo húmido embora resista bem a períodos de seca.Podem ser plantados em bordaduras ou ser utilizados como exemplares isolados e as suas flores ricas em pólen atraem as aves.Uma poda leve após a floração, evitará o dispêndio de energia na formação de sementes e induzirá a um arbusto mais compacto. O termo Photinia deriva do grego e significa reluzente.O interesse ornamental destes arbustos e pequenas árvores são precisamente as folhas. Estas mudam de cor ao longo das estações do ano.Vermelho na Primavera, violáceo no Verão e verde no Outono.Em locais soalheiros ou em meia-sombra, em qualquer tipo de solo, embora prefira solo fértil, a única preocupação a ter é a de as proteger dos ventos fortes.Podem ser utilizadas em bordaduras ou como exemplares isolados, no entanto fazem sebes informais lindíssimas!Toleram muito bem a poda e são resistente à poluição!