quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dimorphotecas viradas a norte!Cuidados culturais redobrados

Bordadura com Dimorphotecas


Dimorphoteca ecklonis



Além das Dimorphotecas, a bordadura é composta por, Juníperus horizontalis, Hebes "Automn Glory", Phormium tenax, Equisetum hyemale e uma sebe de Teucrium fruticans, Thujas occidentalis "Danica" e um teixo, Taxus baccata.


A plantação das Dimorphotecas nesta zona virada a norte é uma experiência relativamente bem sucedida.Isto porque como não estão plantadas no local correcto, obrigam a muitos cuidados culturais. São plantas nativas da África do Sul, portanto adequadas a locais soalheiros.E, devido ao número insuficiente de horas de sol neste local, têm a tendencia de estiolar o que implica podar os lançamentos mais baixos para equilibrar as plantas e torna-se mesmo necessário o seu tutoramento.Além destas tarefas é ainda necessário, com regularidade, suprimir botões apicais para conseguir formar arbustos mais compactos.


Quando plantadas em locais soalheiros, necessitam de solos moderadamente férteis, enriquecidos com matéria orgânica, são tolerantes à seca e perfeitamente adequadas, quer para jardins costeiros quer para jardins rochosos. A floração estende-se desde o Inverno até ao Verão e necessitam de uma poda leve após a floração, embora sejam tolerantes a podas severas, isto é, a 10 cm do solo.Muitas vezes têm tendência a formar matas, que devem ser renovadas quer através da poda quer por substituição de plantas.É uma planta que facilmente se propaga por semente, por isso a sua substituição está muita facilitada.