sexta-feira, 2 de abril de 2010

O composto


O compostor está colocado no fundo do jardim, num local abrigado e rodeado por um Echium, Neriuns e uma Nespereira. O solo onde assenta o compostor foi preparado, de modo a facilitar a drenagem, com incorporação de matéria orgânica.


Para obter um correctivo orgânico com qualidade é necessário diversificar os materiais de modo a manter um equilíbrio entre verdes e castanhos em camadas alternadas. O arejamento e a manutenção uniforme do processo de decomposição do composto é muito importante e consegue-se revirando a pilha, durante o Inverno, de duas em duas semanas e no Verão faz-se semanalmente. O controle do teor de humidade adequado é também indispensável. Ao fim de 4 ou 5 meses o composto está pronto a ser usado. Mesmo não estando totalmente maturado pode ser utilizado como cobertura e acabará a sazonar no solo. Para utilizar o composto bem esmiuçado convém então ser crivado para separar os materiais grosseiros (não totalmente decompostos) antes de ser usado.



A satisfação de ver o composto pronto é enorme. A maturação deu-se ainda durante o Inverno, altura ideal para o incorporar na horta, junto aos pés das Kniphofias e nas caldeiras das árvores de fruto.E o processo retoma-se novamente...

Chegou a Primavera!

Ano após ano o sinal de que a Primavera está a chegar, é dado pela floração das Ameixeiras.